Encaminhamento para Confecção de Chapas

10/07/2013 14:14

Para a impressão off-set, é necessário realizar a gravação de chapa em material especial.

Este material, uma chapa metálica de alumínio, possui uma substância sensível à luz que realiza a marcação dos locais onde a impressão deverá acontecer.

Para a criação desta chapa, dois processos podem ocorrer: gravação através de um fotolito e posteriormente uma revelação com material apropriado; ou gravação diretamente na chapa, utilizando uma espécie de impressora especial para marcar os locais de impressão, chamado de CTP.

A diferença basicamente se dá pelo custo e pela durabilidade.

No caso do filme ou fotolito, de posse do original, é produzida a quantidade de chapas sempre que necessário. Normalmente uma chapa tem uma durabilidade razoável, tempo suficiente que permite a impressão desejada.

Caso seja necessário reimprimir o mesmo material, este processo é considerado o modo mais seguro, bastando simplesmente “revelar” uma nova chapa. O ponto negativo é que o custo para gerar o fotolito, o tempo maior de revelação e ainda o acerto e finalização da chapa encarecem o processo.

No caso do CTP, como a “revelação” é diretamente na chapa, o tempo é bastante reduzido, com a mesma qualidade na impressão. O custo é menor, já que não existe a necessidade do fotolito e de materiais para a revelação da chapa. A desvantagem é que, a cada nova impressão, uma nova chapa é gravada, pois a sua durabilidade após a revelação não é longa. Como possui material sensível à luz, ela se deteriora em alguns dias.
Portanto, caso opte por redução de custo, utilize a CTP como primeira opção.

Durante o processo de avaliação do material na etapa de análise na Imprensa Universitária, seu trabalho passará por um técnico, o qual verificará o sistema mais adequado para imprimi-lo.
Faça uma visita à Imprensa Universitária e se informe sobre quais opções temos disponíveis para seu material.